Instalação da Firmware Alterada para a Canon 400D
|Instruções de instalação da firmware alterada para a Canon 400D
Aqui vão as tão pretendidas instruções. Desculpem não ter sido mais cedo…
O que é necessário:
Ter a certeza que têm instalada a ultima firmware da Canon 400D que é a versão 1.1.1
Para verificarem vão ao Menu -> Set-up2 e na ultima opção em baixo vão encontrar a versão da vossa firmware.
Se a vossa firmware é mais antiga que a 1.1.1 então aqui vai o ficheiro para fazerem a atualização da firmware…
Depois metam este ficheiro na raiz do cartão da máquina fotográfica e vão ao mesmo menu onde viram a versão da firmware, Menu -> Set-up2 mas desta vez carreguem em ser em cima da da firmware… irá aparecer um menu a perguntar se quer atualizar a firmware e carregamos em OK.
Para finalizar aparece uma mensagem para desligarem a máquina fotográfica, tirarem a bateria e voltarem a meter a bateria… Sigam os passos… e liguem a máquina fotográfica e confirmem que desta vez já têm a firmware 1.1.1.
Se sim passamos à instalação da firmware alterada, se não aparece tente outra vez os passos anteriores a fim de instalarem a firmware v1.1.1
Agora para a instalação da firmware alterada necessitamos de 1 Cartão da Canon 400D com 4Gb ou de capacidade inferior e de um leitor de cartões pois temos que passar os ficheiros para o cartão.
São necessários os seguintes ficheiros:
Canon 400D – Ativação da Firmware Alterada
Canon 400D – Firmware alterada
Canon 400D – Software alterar cartão
Nota – O cartão tem que ser formatado por isso se tiverem alguma fotografia no cartão tirem, pois o cartão vai ser limpo….
De seguida ponham na máquina fotográfica o cartão, vão ao Menu -> Set-up1 -> Format
Depois de formatado ponham o cartão no leitor de cartões e metam o ficheiro testfir.fir na raiz do cartão, ponham o cartão na máquina fotográfica liguem a máquina. Vão outra vez ao Menu -> Set-up2 -> Firmware e carreguem em Set, vai aparecer um menu a perguntar se querem fazer update e carregam em Ok.
A ecrã da máquina fotográfica dica a preto, não se preocupem e esperem 2 minutos… Eu quando fiz por via das duvidas deixei 4 minutos. Depois desliguem a máquina fotográfica. Tirem a bateria e voltem a por.
Depois Formatem outra vez o cartão no menu da máquina fotografica, Menu -> Set-up1 -> Format
Depois usem o software EOScard para mudarem as strings de maneira a que a a máquina fotográfica leia o próximo software, tal como está na imagem seguinte.
Copiamos o autoexec.bin para a raiz do cartão. Voltamos a meter o cartão na máquina fotográfica e ligamos, se tudo correr bem quando ligarem a máquina o botão de impressão da máquina fotográfica irá piscar.
O que quer dizer que está a ler a nova firmware e que resultou.
Depois é só usar as novas opções….
A ISO a 3200 pareceu-me muito boa… para quem está habituado a muito grão com ISO’s de 1600 até ficara umas fotografias muito boas.
Outra opção que gostei foi a de escolha do ponto de auto-focagem… Achei uma opção excelente… posso escolher muitos mais pontos, relacionados com esquerda, direita, cima, baixo, centro, escolher os pontos horizontais ou verticais… muito bem escolhido.
Outra que gostei muito foi a de poder mudar o tempo do temporizador…. Aquela coisa de carregar para ligar o temporizador e ter que esperar 10 segundos na minha opinião é demais…. Acho que era uma opção que já devia vir nas máquina… Já a mudei para 2 segundos, só para não meter 1 segundo.
Estas são as opções que gostei mais, mas a parte dos scripts para automação de trabalho também estão demais, poder escolher tirar fotografias de tempos a tempos, ou tirar fotografias com várias exposições automaticamente, foi uma função muito bem pensada.
Acho que ainda falta uma opção apesar das novas dezenas de opções… mas sou sou capaz de falar com o people que anda a desenvolver a ver se a podem implementar. Falta uma opção de inicio rápido de fotografia…. pelo menos falo por mim… No inicio das sessões de fotografia esqueço-me sempre de repor os valores normais, tipo passar a ISO para 100, repor o balanço de brancos para o default… entre outros aspetos…
Isto dá para fazer nos menus mas também repõe os valores do standard da tonalidade, sharpness, etc… Seria bom
que a passagem para defeito fosse em um sitio de mais fácil acesso e só passasse para defeito as opções que queremos…
Deixem as vossas opiniões e duvidas sobre esta Firmware no forum Alterar Firmware
Segui os passos todos até o ficheiro testfir.fir. A partir daqui o set-up2 só mostra Language, Video System e Sensor Cleaning.
Já formatei várias vezes o cartão na câmera e no PC e nada. HELP!!!
Para a Canon Rebel XTi serve?
É idêntica à 400D, apenas é a versão Norte Americana
Desculpem chegar atrasado. Depois do testfir.fir tens que formatar o cartão e usar o software que está na mensagem para mudar a designação do cartão…. Depois é só meter o autoexec.bin na raiz do cartão e já está…
Diz-me se resolveu..
Um abraço e boas fotos…
Sim Fábio, pelo que vi este firmware funciona na Rebel XTi por ser a mesma máquina, só muda mesmo o nome… 😀
Um abraço e boas fotos…
Outra duvida, não é possivel passar os ficheiros através da ligação usb à máquina?
Tem-se acesso ao cartão mas não sei se assim dá para colocar mesmo na raiz do cartão…
Boa pergunta, uso sempre um leitor de cartões que me esqueci de como aparece se ligar a máquina fotográfica via USB.
Se ligares a máquina fotográfica via USB aparece uma drive, certo? Se sim, quando abres a drive aparece uma diretoria com as fotografias lá dentro? Se sim quer dizer que na parte onde estás a ver essa diretoria é a raiz do cartão…. Não te posso confirmar agora, mas quando chegar a casa posso verificar…
Um abraço e
Boas fotos…
Muito obrigado pela dica, a maquina ficou com mais opções, e o ISO 3200 faz toda a diferença. 8)
Não consigo passar para o cartão os ficheiros para alteração do firmware. A ligação é feito por usb será esse o problema? O cartão que tenho é de 8gb será problema?
Formata o cartão na máquina fotográfica, depois mete o cartão num leitor de cartões ou liga a máquina fotográfica por usb para acederes ao cartão.
Mas tal como diziam é aconselhável um cartão com 4G ou inferior. Não sei muito bem porquê, mas pode ser exactamente por isso que não consegues.
Se tiveres outro cartão com 4G ou menos tenta… Depois diz-me pois os meus 2 cartões são de 4G e não tive problemas….
Bem, tenho uma 400d, segui todos os passos e não resultou.
Mesmo, quando executo o EOScard, no arranque da-me um erro, diz que n encontra nenhum cartão no leitor. Contudo, se continuar o cartão de 1gb aparece lá.
Fiz tudo direitinho e não resultou. O cartão é muito antigo, será esse o problema.
Vou tentar com outro cartão. Depois digo se funcionou.
Abraço
TAmbém fiz tudo direitinho com um cartão de 4G e fiquei na mesma. Também me dá erro qdo executo o EOScard, mas cria o ficheiro autoexec.bin
Boas,
O cartão tem que ser formatado na máquina fotográfica antes de usarem o software EOScard. Só depois podem fazer as alterações no cartão.
Depois de alterarem os nomes com o software, copiem então o autoexec.bin para o cartão..
Se mesmo assim der erro digam…
Eu não entendi!?, o cartão tem que ser de 4gb ou inferior!? mas o próprio Firmware é de 4 gb! 😮
minha canon 400d nao muda a opçao ( F) de fotometria foco nao sai de ( 0 0 ), oque faço…
Geralmente isso acontece quando a lente está mal encaixada, mas pode ser outro problema, tenta pelo menos desencaixar a lente e voltar a encaixar. Diz-nos se resultou..
Boas fotos…
Quando vou atualizar a FIRMWARE da minha Rebel XTi dá a seguinte mensagem,
CF CARD CONTAINING FIRMWARE
IS REQUIRED TO UPDATE
CANNOT UPDATE.
STOP
Olá Herrero,
A actualização de firmware que estás a fazer é a v1.1.1 ou já estás na parte de update da firmware alterada?
O cartão foi formatado na máquina e tem menos de 4Gb?
Boas eu segui estes passos todos e apesar de no final a maquina acender a luz de impressao a maquina nao actualizou. Deparei me foi com um erro no programa eoscard… ele ao ser inicializado da erro. Apesar de no final ele dizer que fez a escrita para o cartão. Pedia ajuda
Que sistema operativo estás a usar? Não sei se o software funciona em um sistema de 64b se for esse o caso.
Boas fotos…
O meu problema está com a explicação a partir do EOScard porque não entendo a explicação, é um problema meu, se pudesse ser mais explícito agradecia
Boa noite, fiz exatamente todos os passos, nao me deu nenhum erro, o cartao que usei é de 4gb, acendeu a luz de impressao no final… e nada nao aconteceu nada… pode ajudar me por favor?
A firmware que tens é a 1.1.1?
Fizeste o format do cartão e meteste o ficheiro testfir.fir fezeste o set?
Se sim, confirma que os nomes no meteste no EOScard são os que estão na imagem…. isto é bastante importante.
Se sim e já tens o autoexec.bin na raiz, quando ligas a máquina fotográfica a luz do print acende?
Diz-me em que parte parece que falhou…
Fiz como ensinou do inicio ao fim, mais quando desligo a camera a luz de power continua ligada esperei por 10 minutos e nada, então resolvi tirar a bateria e a coloquei novamente a luz de impressão piscou e quando liguei a camera piscou novamente mais nada mudou na camera, peço a sua ajuda e desde já agradeço!
Não habilitou o ISO 3200 na minha XTI.
Se a luz da impressora piscou, em principio deve ter lido a firmware.
Agora vai ao menu da máquina fotográfica e depois carrega no botão de impressora verifica se não aparece outro menu.
Boas fotos.