Fotografia – Lentes Manuais – Antigas
|Recentemente, encontrei na internet grupos de fotógrafos que usavam lentes das máquinas fotográficas antigas em novas DSLR … Quando estou a falar de máquinas antigas estou mesmo a falar das máquinas de rolo com lentes onde tínhamos que fazer manualmente o zoom, a focagem e a escolha da abertura . Sim isto hoje com tudo automático é impensável….
Ora quais as razões que levam estes fotógrafos amadores e profissionais a usarem lentes bastante antigas nos dias de hoje?
Aparentemente, dizem os entendidos, que o material das lentes antigas principalmente o vidro, tem melhor qualidade do que os que encontramos nas lentes de hoje. A não ser que comprem lentes de topo, o que não é para as bolsas de qualquer um…. ou melhor, de muito poucos……
Outra das características é o facto de conseguirmos comprar lentes rápidas (lentes com grandes aberturas) a preços muito mais acessíveis,comparando com os preços de uma lente rápida de hoje.
As lentes antigas, têm um encaixe especial, não dá para encaixar directamente nas máquinas fotográficas de hoje, sendo assim, também se encontram à venda adaptadores para se poder encaixar as lentes antigas em máquinas DSLR de hoje….
Então decidi experimentar, comprei uma lente Canon FD 50mm 1.4 em segunda mão e o respectivo adaptador de FD para EF.
FD é o tipo de encaixe da lente antiga que comprei, e EF é o tipo de encaixe da minha Canon 400D como de todas as desta marca actualmente.
Estas três imagens mostram a lente que comprei mais o adaptador,podem verificar que encaixe da lente não tem nada a ver com o encaixe da Canon de hoje em dia… Outro dos pormenores mas que não se nota muito bem na imagem, é o facto de o adaptador levar duas pequenas lentes.
Esta é uma lente fixa, 50mm. Não tem opção de zoom. Uma das grandes características desta lente é o facto de poder ter uma abertura de 1.4f o que faz dela uma lente rápida. Tal como tinha referido na questão de preço pode ficar de 1/3 a 1/5 ou por vezes mais do preço de qualquer lente de hoje com uma abertura mínima de 1.4 que rondam os 300€.
A particularidade deste tipo de lentes rápidas é o facto de as grandes aberturas deixarem entrar mais luz, necessitando assim de tempos de exposição mais baixo. O que é excelente para fotografias com pouca luz. Por outro lado se usarmos grandes aberturas a nitidez do campo de profundidade é quase nula…. Ou seja se tirarmos um retrato com por exemplo uma abertura de 1.2 e quase que aposto que asorelhas dessa pessoa não vão ficar nítidas….
Um dos contras é o facto de ter foco e escolha de abertura manual tal como tinha falado, todas estas lentes antigas têm essa particularidade.Como é uma lente fixa a 50mm, não tenho que fazer zoom…. Bem, zoom manual até estava habituado!!! Pois nas máquinas DSLR as lentes têm zoom manual.
A qualidade aparente é muito boa, noto que realça um pouco mais de cor.Até é engraçado ter que focar manualmente… Esta lente só tem alguns contras:
- Como o conversor tem mais duas lentes, sim duas lentes pois já o desmontei para limpar um pouco as lentes, faz com que sejam 4 lentes que têm de estar bem limpas.
- Pelo facto de o conversor ter mais essas duas lentes, estas não têm a mesma qualidade que as da lente, podendo assim deteriorar um pouco a imagem final.
- Devido ao tipo de conversor não consigo tirar fotografias com qualidade com aberturas mais altas de 2.8.
Mesmo assim a qualidade é boa e estou a gostar da experiência…. Estou a gostar tanto que já vem a caminho uma ASAHI SUPER TAKUMAR 50mm 1.4, esta sim, não necessita de um conversor com lentes, só necessita do conversor por causa do encaixe. Esta fica para outra mensagem…
Vou deixar aqui algumas das pouquíssimas fotografias que tirei com a Canon FD 50mm 1.4.
Esta foto teve que ser tirada a esta distância porque como disse esta lente não tem zoom, e quando tentei aproximar-me na fotografia seguinte, a libelinha fugiu….Ficou muito nítida, e as cores obtidas foram muito boas….
Esta fotografia foi tirada num local de pouca luz.
Esta foto foi uma das primeiras fotos de teste, foi tirada em casa à luz do candeeiro de tecto… O que já de si é um pouco fraco para grande parte das lentes. Ficou com grande qualidade…
Há quem diga que as lentes antigas de grande zoom como por exemplo as de 200mm ou 300mm equivalem a mais nas novas DSLR mas isso ainda não posso confirmar….
Aconselho este tipo de lentes antigas para quem gosta e é curioso neste mundo da fotografia….
Mais noticias sobre este assunto só quando chegar a nova lente…
Boas fotos.
E até já….
Oi , eu quero comprar uma Canon Ae-1 , de 210mm segunda mão , você acha que compensa , e qual câmera é melhor para eu começar minha “carreira”??
ola,
estou com algumas duvidas, comprei essas lentes: TOKINA EL 28MM 1:2:8; KAKONSKYLIGTH 52MM (1A); CANON LENS FD 50MM 1:1:8; CANON LENS FD 135MM 1:2:8 e achei que servia na minha canon T4i, mas quando chegou tive uma surpresinha kkkk pelo que eu entendi, tem um adaptador que eu coloco nessa lente e consigo encaixar na minha canon? (obs: o encaixe dela tem um pininho ou trava, eu nao sei o nome 😐 )
aguardo retorno
desde ja, grata!
Gostaria de pedir o favor de me dizer onde poderei comprar um adaptador destes.
Possuo este tipo de lentes da minha “velha” Canon AE-1 e gostaria de as poder usar na minha nova Canon EOS 550.
No caso de querer contactar directamente o meu mail é: santoj@netcabo.pt
Grato desde já
Boas Elmano,
Acho que essa máquina usa lentes FD da Canon, podes encontrar adaptadores no ebay.
Procura por canon fd adaptor no ebay.
Um abraço e
Boas fotos…
Boa noite…
não sei se me pode ajudar, mas adquiri uma Canon 1100 para me iniciar no mundo da fotografia…acontece que encontrei num bau dos meus pais uma objectiva Super cosina 70-210mm F4.5-5.56 MC MACRO nem sei o que isto significa, mas gostaria de alguma forma adapta-la à minha maquina, é possível? Agradeço a atençao. Cumprimentos
Olá Filipe,
Estive a tentar ver que tipo de encaixe e parece que pode ter vários… Sabes qual a marca e modelo da máquina fotográfica onde estava essa lente? Ajudava a ver quais as opções de uso dessa lente.
Boas fotos…