Início Fóruns Reviews de material fotográfico As vossas máquinas fotográficas… Pentax K20D + Pentax DA Star 16-50mm F/2.8

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
    Tiago Santos
    Participante

Bem aqui ficam umas pequenas linhas acerca do material que tenho.

k20d-16-50.jpg

Pentax K20D

É muito fácil trabalhar com esta menina, encaixa bastante bem na mão e os controlos estão nos sítios certos, cheia de funções para users avançados mas ao mesmo tempo “user-friendly” para permitir que pessoas que se estejam a iniciar na fotografia SLR se adaptem bastante bem.

Têm uma ligeira tendência a aquecer um nadinha as cores, nada que nao seja facilmete modificado pelo modo de exposição á luz com um simples primir de botão.

É uma máquina bastante rápida no que toca a fotogradia diurna, podendo se disparar fotos a uma cadência manual de mais de 2 fotos por segundo em modo manual (vários clicks ), bastando para isso ter um bom cartão de memória com velocidades altas ( eu uso o Sandisk Extreme III de 8GB )

A bateria têm uma duração para cima de 3 a 4 dias a disparar cerca de 250 fotos diárias (sem flash)

Em termos de cor das fotos tudo depende do “kit” de unhas para mexer nos sitios certos mas com bastante facilidade se tiram fotos boas, claro que quem aspirar a perfeição consegue lá ir bastante perto com um pouco mais de trabalho e sabedoria nas opções.

Toda a máquina e selada e a prova de chuva e pó todos as portas de ligação encontra-se bem vedadas, e quando usada com as lentes Pentax DA Star que tambem sao a prova de chuva e vedadas torna-se uma verdadeira brincadeira tirar fotos naqueles dias de chuva em que se tem medo de molhar a máquina !

Em termos de defeitos para mim têm apenas dois, têm uma ligeira tendência para saturar demasiado o canal verde (facilmente corrigível). O segundo aspecto negativo é não dar para desligar a função de “Noise Reduction” a qual é activada pela máquina automaticamente a velocidades baixas de obturador ( maior que 1/10 ) fazendo com que uma foto de 30segundos de exposição se torno numa espera de 60 (30 da foto + 30 de processamento)

Quanto a lente Pentax DA Star 16-50mm F2.8, pouco há a dizer não é uma lente de zoom mas sim uma lente de paisagem e retratos. Toda a lente está muito bem construída e com muito boa qualidade nos elementos ópticos que têm um tratamento “premium” da Pentax para lhes dar ainda mais qualidade.

Esta lente é capaz de tirar fotografias absolutamente espectaculares mesmo em condições de menor luz dísponivel devido aos seus F2.8 em toda a gama. Para mim é a parceira ideal para qualquer viagem ( se bem que esteja a ponderar comprar uma Tilt-Shift para outro tipo de aventuras ).

Em condições normais e até mesmo adversas esta lente produz cores bastante nítidas e vivas.

Em suma este kit que eu tenho (não é um kit visto que comprei tudo em separado) ésta bastante bem equilibrado e sem dúvida que a qualidade da máquina aliada as lentes DA Star formam uma dupla extremamente boa e de grande qualidade.

Eu passei de uma camera compacta (Nikon E60) pelo que é fácil perceber a mudança de máquina :P

Espero que tenha deixado uma “review” minimamente decente ;)

Spo_oky
    Participante

Review decente?!? está excelente… A máquina é muito linda e pelos vistos é boa para fotografias em tempo chuvoso… É uma coisa que ainda estou para tentar mas a minha máquina não se dá bem com água…

Estive a ver um pouco sobre lentes tilt-shift e encontrei, alguns “malucos” que criam as suas próprias lentes de tilt-shift e até encontrei lentes tilt-shift antigas no eBay, muito mais baratas que as novas e modernas lentes…. A diferença de preço dá que pensar.

Obrigado Batedor3D pela tua review.

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.