A visualizar 12 artigos - de 16 a 27 (de um total de 27)
  • Autor
    Artigos
    Spo_oky
    Participante

Mesmo assim não desgostei do resultado das fotografias…. Que abertura usas-te para tirar essas fotos?

As lentes de zoom dão sempre mais problemas porque levam mais lentes internas e muitas dessas lentes são de correcção para determinados zooms, tipo para corrigir distorção e outros problemas que as lentes de zoom geralmente criam.
    O problema pode ter a ver com a abertura que estavas a usar ou mesmo devida a correcção a esse determinado zoom… Podes tentar com um zoom um pouco mais baixo para ver se acontece o mesmo.

Boas fotos….

Miguel Duarte
    Participante

Okapa… estava com o anel no F4.5 mas vou tentar subir um pouco e compensar com mais exposição e tentar com diferentes distancias de ZOOM!
    Obrigado amigo…
    Boas fotos também, isto anda muito parado! :)

Miguel Duarte
    Participante

Hoje voltei á varanda mas desta vez durante o dia, e mais uma vez uma foto identica á de ontem ou seja alguns pontos roxos na foto!
    Esta está editada e é um HDR que junta tres exposições -2 0 2

castelodia.jpg

Outra duvida que tenho spo_oky hoje estava por casa a fazer uns testes e reparei numa coisa. coloquei a camera em modo manual e defini um tempo de exposição unico e tirei varias fotos apenas girando o anel da abertura isto tanto na 80-200 como na de 50mm. O que aconteceu é que as fotos sairam iguais ou seja parece que o anel da abertura não efeito nenhum sobre a fotografia, se acontecesse apenas numa delas eu podia pensar que os diafragmas não estávam a mexer, mas nas 2?? E estão num estado de consevação que só visto!

Spo_oky
    Participante

Podes testar com a lente na mão, olhas pela lente e quando rodas o anel da abertura as laminas da abertura dentro da lente ou abrem ou fecham, se isto não acontece pode ser por três razões…

[ol][li]Geralmente nas lentes M42 existe um pino pequeno no fim da lente do lado da rosca que ao ficar pressionado deixa a abertura trabalhar… Ou esse pino pode está avariado, esse pino é do ponto seguinte….. [/li]
    [li]Algumas lentes também têm um “switch” que geralmente têm a letra A e M que servia nas máquinas antigas para calcular automaticamente ou manualmente a abertura, passa para modo M de manual pois a máquina não consegue comunicar com a lente para esta mudar a abertura.[/li]
    [li]Ou então pode estar mesmo avariado, se puderes diz-me qual o modelo exato da lente para ver as características.[/li]
    [/ol]

É fácil de veres a abertura a mexer numa lente M42 até podes ver pela outra lente que tens e que está a funcionar na perfeição… basta rodares a abertura com a lente fora da máquina.
    O caso de a lente estar sempre com a indicação na máquina que a abertura é f2 é normal… O chip do adaptador não consegue saber qual a abertura que a lente tem, pois a lente não consegue dar essa informação… Então para fingir que está tudo bem diz à máquina que está sempre em f2….

Esta HDR ficou muito fixe… Agora fiquei outra vez com o bichinho das lentes M42… A ver se encontro uma com modo macro….

Boas fotos….

Miguel Duarte
    Participante

Obrigado pela dica :) a de zoom já feixa e abre agora a 50mm nada feito parece que é o pino avariado! o que vale é que iguais a esta no ebay é aos pontapés :)

estas as duas lentes têm botam A e M e eu nem tinha visto!

Já agora para ti qual é o melhor tipo de lentes para retratos?(assim antigas M42, que isto tá mau €€€) É que a minha maria tá farta de dizer que quer uma sessão fotográfica mas ainda não aconteceu pois estava a ver se conseguia por esta de 50mm a funcionar que dizem ser exelente para fotografar pessoas, coisa que não me diz muito não me perguntes porque sou mais de paisagens e assim lol!!

P.S. – outra reliquia que veio do BAU do meu pai e trabalha que é uma maravilha na canon 450d… UM FLASH!!
    ainda não percebi o que posso fazer com ele até porque a cabeça não é giratoria mas tenho de explorá-lo bem é um “Topca 320B”

Miguel Duarte
    Participante

Agora sim com uma F 11 a coisa fica mais bonita :)

casteloboa.jpg

Spo_oky
    Participante

Gostei dessa ultima fotografia, ficou muito boa.

Agora lentes para retratos, a minha lente antiga M42 Asahi Super-Takumar 50mm 1.4 é *****. Nunca vi uma lente com tanto detalhe e contraste. Vale mesmo a pena. Se procurares na internet vais ver que em todos os lugares te dizem maravilhas desta lente. O problema é que por ser tão boa é um pouco mais cara que as outras mas mesmo assim é muito, mas muito mais barata que qualquer lente de hoje de 50mm com f1.4.
    Não tenho muitas fotografias aqui no site desta lente mas podes ver uma fotografia que tirei só de testes pois ainda a estava a conhecer e que para mim está fenomenal…. Ficou com cor e com detalhe… Estou a falar de um dia nublado. :dry:

https://www.efotospt.com/index.php/component/option,com_joomgallery/func,detail/id,280/Itemid,61/
    https://www.efotospt.com/index.php/component/option,com_joomgallery/func,detail/id,287/Itemid,61/

Mas fui aprendendo que esta lente tem um contra…. Como é de 50mm se a tentas usar numa festa, ou tentas apanhar expressões espontâneas não resulta pois com os 50mm as pessoas sabem que estão a ser fotografadas pois estás quase em cima delas… :P Isto para os meus miúdos não resulta, mas ainda tenho boas fotografias deles com esta lente… Mas para retratos controlados é excelente… B)
    Então resolvi comprar a uma lente com um pouco de mais zoom a Carl Zeiss Jena DDR 135mm 3.5, com esta estou a uma distância considerável e quase não dão por mim, assim consigo apanhar expressões únicas e não forçadas. Também são boas para paisagem, embora não seja grande angular e ser 135mm a área de paisagem é mais pequena ou então tens que te afastar bastante, mas como tem um zoom considerável os objectos em perspectiva parecem estar mais perto.

Podes ver uma fotografia desta lente que até parece uma macro]https://www.efotospt.com/index.php/component/option,com_joomgallery/func,detail/id,281/Itemid,61/

Estas são as única que te posso falar melhor pois são as que conheço.

Boas fotos..

Anónimo
    Inactivo

ehh laaaa! o que é que se passa praqui? LOl, voltei malta, tenho andado doente e sem tempinho nenhum, nem para a maquina, nem para o forum… deixei um projecto a meio… vamos la ver se isto agora se levanta! tou a ver que há aqui grande actividade no forum, e vejo que o miguel também se agarrou agora ás lentes manuais…

abraço maltinha!

Miguel Duarte
    Participante

É verdade! Agarrado e não é pouco, lentes baratas e com qualidade, maravilha :)

Anónimo
    Inactivo

um dia destes ainda me debruço sobre esse assunto… parece muito bom, já exerimentei uma do Spooky no encontro e atrofiou-me um bocado mas a qualidade depois da “revelação” foi altamente..

Anónimo
    Inactivo

é hoje o dia, vou procurar lentes! depois de ler os vossos posts fiquei com agua na boca, e as fotos que tirei com a lente do Spooky no encontro ficou muito porreira… agora andei a sondar, e lembrei me de ir ver a 55-250 da canon, epa estão a um preço espetacular… ando a precisar de uma coisa mais versatil… que me dizem desta? desculpem lá o offtopic xD

Miguel Duarte
    Participante

O preço está mesmo em conta no ebay vi as a 114euros + portes!
    não conheço mas parece ser fixe…

A visualizar 12 artigos - de 16 a 27 (de um total de 27)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.