Início › Fóruns › Reviews de material fotográfico › Lentes › Lentes Manuais – Críticas › Duvidas na escolha
- Este tópico contém 26 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 12 anos, 8 meses por Miguel Duarte.
-
AutorArtigos
-
19 de Março de 2012 às 17:05 #5604Miguel DuarteParticipante
Boas pessoal ando á procura de um objectiva para comprar! Após uma pesquiza pelo ebay encontro-me em duvida entre as seguintes:
– M42 SCREW FIT 200MM F3.5 SOLIGOR TELE LENS & 2X (400)
Uma lente de 200mm que vem com um conversor de 2x para ser uma 400mm– Unitor 200mm f3.5 Prime Lens M42
– SUPER PARAGON 75-300MM F5.6 CANON FD FIT MACRO
– Canon FD 75-200mm Constant f4.5 Zoom Lens
Entretanto navegava no bau da casa do meu pai e fui dar com uma maquina praktica com uma objectiva de 50mm 1.4!! Já mandei vir um adaptador M42 pois segundo pesquisei é o tipo de adaptador para lentes desta marca
Qualquer informação sobre as meninas indicadas em cima agradecia um feedback19 de Março de 2012 às 18:11 #6362Spo_okyParticipanteBoas Miguel,
Esquece as lentes FD, pois necessitam de adaptador com óptica… As lentes são muito boas mas quando adaptadas perdes qualidade devido ao adaptador….
As M42 se estiverem em condições, pois convém saber pois são lentes muito antigas e podem ter fungos e ou sujidade o que é uma chatice para reparar. De resto as lentes antigas são geralmente muito boas… Atenção que o foco é manual, se comprares lentes de zoom é muito mais difícil ajustar foco e zoom. Geralmente compro lentes M42 fixas, já dão um pouco de trabalho andar a focar se ainda tenho que fazer zoom manual……. Queria comprar uma de zoom mas para tipo macro controlada, assim não tinha tanto trabalho…Desculpa mas nenhuma das 3 lentes M42 que tenho são iguais a essas, mas as que tenho noto uma grande diferença em relação às lentes normais que tenho… São muito melhores…
Em relação à 50mm 1.4…. Isso é uma relíquia…. Uma lente 1.4 hoje é muito cara, as antigas são uma alternativa. Também tenho uma de 50mm 1.4 M42 e é um mimo…. o único problema é ser difícil fotografar pessoas sem lhes dar privacidade…. Ficas mesmo em cima delas, mas vais gostar muito.
Se comprares mais que uma m42, tenta comprar adaptadores para cada uma pois mudas de lente mais rápido, e como são de rosta o estar a desenroscar e enroscar vais acabar por sujar o sensor com bocados de tinta que saem… Não te esqueças de comprar adaptadores com chip de aviso de foco… É uma grande ajuda.
Mais informações diz….
Boas fotos..
19 de Março de 2012 às 18:19 #6363Miguel DuarteParticipanteUma duvida que tenho é a seguinte:
Adoro HDR com estas lentes manuais posso fotografar com prioridade á abertura e deixar a maquina calcular o tempo de exposição é que uso muito isto para HDR com 3 disparos -2 0 +2? Ou ela não consegue calcular a exposição com uma lente manual?19 de Março de 2012 às 18:39 #6364Spo_okyParticipanteSim, A máquina consegue calcular a exposição.
O que pode acontecer é as imagens aparecerem um pouco claras em algumas situações e tens que fazer ajustes, pois não te esqueças que essas lentes são para 35mm, conseguem deixar passar mais luz.
Assim ajustas para que a fotografia intermédia fique como queres e depois é só escolher o modo de múltiplas exposições.Não te esqueças que quem calcula a exposição é a máquina fotográfica consoante o que recebe…. O que convém fazeres é usares o modo de prioridade à abertura, ou seja seres tu a escolher a abertura e não a máquina pois a máquina não consegue mudar a abertura na lente manual… Tens que ser tu…
Mais duvidas diz… na boa….
Boas fotos…
19 de Março de 2012 às 21:54 #6365Miguel DuarteParticipanteObrigado amigo! Só falta mesmo escolher a lente
19 de Março de 2012 às 22:22 #6366Miguel DuarteParticipanteJá agora M42 é uma medida universal certo? é que vejo lentes no ebay que dizem “Pentax M42 fit” mas dá na mesma para a canon com o adaptador M42 correcto?
20 de Março de 2012 às 11:58 #6367Spo_okyParticipanteSim, sempre que vires o M42 é sempre o mesmo tipo de encaixe… Aparece como Pentax pois foi a Pentax que criou este encaixe.
Necessitas sempre do adaptador M42 para Canon.
Boas fotos…
23 de Março de 2012 às 11:23 #6368Miguel DuarteParticipantePrimeira “enrabadela” no ebay!!
Se andarem por lá cuidado com este seller baikeyinxiang!Chegou-me hoje o adaptador M42 a casa e nem sequer encaixa na minha canon, enfim!
23 de Março de 2012 às 12:50 #6369AnónimoInactivomanda-lhe uma msg, e espera 1 ou2 dias que responda senão queixa-te ao ebay que eles resolvem isso! tb ja me aconteceu
23 de Março de 2012 às 16:01 #6370Miguel DuarteParticipanteEstava ansioso á espera disto e depois calha me esta cena na rifa!! Ja lhe mandei uma mensagem, vamos la ver como vai ser! O mais provável é ter que mandar vir outro.
28 de Março de 2012 às 9:10 #6375Spo_okyParticipanteÉ sempre uma chatice quando isso acontece… A mim também me aconteceu uma vez, o vendedor trocou o adaptador… Depois mandou-me outro correcto e disse para ficar com o errado…
Comprei os meus em Inglaterra, era um vendedor que até tinha os adaptadores bem baratos… Como estava a pensar comprar mais lentes na altura comprei 2.
Assim que tiveres o adaptador e lente queremos ver essas fotografias.
Boas fotos…
28 de Março de 2012 às 10:16 #6376Miguel DuarteParticipanteBem fazendo um upgrade da situação, o adaptador que mandei vir de inglaterra veio trocado mas o Inglês/Chinês já me devolveu o dinheiro! Já mandei vir dois de outro vendedor e continuo á espera. Chegou hoje uma objectiva a casa e estou fascinado :0
Fui contra as recomendações do Spo_oky e comprei uma 80-200m da tokina! Ainda não tenho adaptador e por isso experimentei-a na praktica do meu pai! Estou impressionado com o ZOOM focar não é dificil pelo menos do que me apercebi mas ainda é cedo para tirar conclusões percepitadas! O que mais me fascinou é o estado de conservação quase absoluto fiquei maravilahdo…
quando vierem os adaptadores eu mostro umas fotos
ABraços
3 de Abril de 2012 às 13:04 #6381Miguel DuarteParticipanteOra bem chegou o tão esperado dia…O Adaptador chegou hoje funciouna e encaixa na perfeição. Ainda não testei a tele-objectiva 80-200m mas já comecei a fazer uns testes com a pentacom 1.8 50mm!
As fotos não estão editadas
Pensei que conseguisse velocidades mais altas com f1.8 mas das duas uma ou eu não estou ainda a fazer as coisas bem feitas ou então o diafragma não está nas melhores condições (o que eu duvido), o tempo o dirá, mais logo já vou para a varanda com o tripé tentar ver o que faz a 80-200mm
Já agora fica a dica se têm pouco dinheiro pa gastar e alguma paciencia então objectivas com rosca M42 são a solução ideal!3 de Abril de 2012 às 15:55 #6382Spo_okyParticipanteÉ isso mesmo, também gosto muito das lentes antigas M42.
O detalhe com estas lentes é fenomenal, digo isto porque tenho uma Canon 400D que é velhinha e não tem a qualidade dos novos modelos… Mas com estas lentes consigo ter fotografias com bom detalhe e contraste.
Essas fotografia foram tiradas com pouca luz, talvez por isso não tenhas conseguido tanta velocidade de obturador. Aponta a máquina para uma lâmpada dentro de casa, perto da lâmpada… assim ficas com grande intensidade de luz e mete em modo de prioridade à abertura e verifica se não dá grandes velocidades de luz…
Manda fotografias com a de Zoom pois estou bem curioso…
Boas fotos…
3 de Abril de 2012 às 22:58 #6383Miguel DuarteParticipanteEstas são fotos tiradas a 200m da minha varanda! Tentei varias exposições para tentar um HDR mas reparo que algo não está bem, julgo serem aberrações cromaticas ( promenores na fotografia de cor roxa, principalmente nas fotos com exposição mais longa)
Aqui seguem 3 com diferentes exposições:
As fotos não têm edição nenhuma, ainda tentei fazer o HDR mas o resultado final era mau. Não sei se exites algum motivo para isto mas se calhar fotos á noite com esta objectiva será para esquecer!
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.