Início Fóruns Reviews de material fotográfico Lentes DICAS AF 50mm 1.8 D

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)
  • Autor
    Artigos
    Cristiane
    Participante

Olá!!

Comprei recentemente minha primeira objetiva, uma Nikon 50mm D, AF.

Acontece que minha câmera não tem motor de foco (é assim que se fala?), portanto, para que funcionasse perfeitamente, minha lente teria que ser AF-S. Devido a grande diferença de preço (aqui no Brasil uma AF-S custa o dobro de uma AF!), optei por uma mais barata. Porem, estou tendo grande dificuldade, pois como sou iniciante, não tenho muita afinidade com a câmera, e o tenho me atrapalhado com o foco manual.

Poderia me dar dicas sobre a 50mm e sobre o foco manual?? Nunca sei onde focar, e o resultado é sempre uma foto totalmente desfocada, as vezes com o foco num pontinho minino do quadro! Sei que é tudo uma questao de estudo e conhecimento das tecnicas e da propria lente, mas estou meio frustrada.

:(

Help!!!
    :blink:

Spo_oky
    Participante

Olá Cristie,

A minha lente de 50mm também é manual mas quando estou a focar a máquina fotográfica “apita” quando a imagem está focada em um ponto…

Quando usas lentes com auto-foco não dá um apito quando está focada? Quando usas a manual não faz o mesmo aviso quando aparece algo focado?

Se não existir um aviso pode ser que esteja desligado nos menus…

Boas fotos…

Tiago Santos
    Participante

Vamos por partes

1- a lente tem várias aberturas (que definem a sua velocidade em capturar luz) a mais rápida na sua lente é F/1.8.
    Isto significa que a lente é muito rápida a captar luz. Mas este facto tem um senão, quanto maior velocidade nós quisermos numa lente, menor vai ser a distância que uma foto está focada (depth of field [DoF]). Vamos tentar explicar isto

Usando a máquina com essa lente numa abertura 2.8, se focarmos um objecto ou pessoa a 3 metros de distância, o mais provável é que tudo o que esteja mais perto do que 2,5 metros e mais longe que 3,5 metros ficará desfocado.

Quanto mais rápida for a lente (1.4, 1.2 , 1 ou até lentes de 0.92) menor o espaço em que a foto fica focada.

Pelo que obviamente o contrário também funciona. Essa mesma lente que comprou se for usada a uma velocidade de F/3.5 ou F/4 irá aumentar o espaço físico onde a foto fica focada sendo mais fácil de usar para quem se inicia. No entanto estas lentes são usadas por utilizadores mais avançados para criar certos efeitos. Tal como por exemplo este nesta minha fotografia minha tirada com uma felocidade de F/2.8

sunlight_with_the_city_background_by_batedor3d-d5wnom4.jpg

o ponto de focagem que usei foi o cabelo perto da orelha..pelo que tudo a prórpria cara em si já está descocada…no entanto quando se olha para a fotografia o que salta a vista é o modelo e não a paisagem, pois esse está focado e a paisagem não.

2- Uma lente manual, é sempre mais trabalhosa e a curva de aprendizagem é regra geralm sempre um pouco maior. No entanto também são as que dão mais gozo usar, irá precisar de um olho atento, uma escolha acertada do ponto onde focar. Isso só com tempo, práctica irá chegar lá….mas não desista….as lentes manuais e ainda por cima “Prime” têm em regra geral uma grande qualidade de imagem ;)

Se estiver há vontade com a lingua inglesa, tente dar um olho nesta explicação, está bastante boa e detalhada
    https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/depth-of-field.htm

Senão…vá até perto do meio da página onde estão 3 imagens…uma a F/8.0, outra a F/5.6 e ainda outra a F/2.8 😆

p.s- “Prime” é uma lente que não faz zoom…. tal como a sua 50mm

Cristiane
    Participante

Bom dia!!!

Muitíssimo obrigada pelas dicas e pela intenção em ajudar esta pobre aprendiz… rsrs
    Tenho uma objetiva 18-55mm (a lente do kit) e realmente ela “apita” qdo foca, mas a 50mm não, então imagino que não seja algo referente à configuração. Mas vou prestar mais atenção, pode ser que eu não esteja atenta, tamanha minha ansiedade em querer usa-la corretamente.

Assim que eu tiver mais tempo de estar com ela e praticar, venho aqui contar para vocês.

Um abraço, mais uma vez, obrigada!!!

:)

Cristiane
    Participante

Bom dia!!!

Ah, siiiimmmmm!!! Muito boa suas explicações… não tinha atentado para este detalhe importante: qto mais perto do objeto, mais foco terei na minha foto!!! Como não havia percebido isso???

Preciosas as suas dicas, assim que estiver pondo em prática, venho aqui compartilhar.

Muito obrigada!!!
    Tenha uma excelente semana!!!

;)

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.