• Este tópico contém 2 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 13 anos, 5 meses por Anónimo.
A visualizar 3 artigos - de 1 a 3 (de um total de 3)
  • Autor
    Artigos
    Jorge Silva
    Participante

Meus amigos disparadores digam-me quem de vocês usa filtro UV e as vossas opiniões prós e contras além da função de protecção da lente.
    Na minha opinião e testes que fiz perco nitidez em ambientes de fundo e “alvo” idênticos mas nos de contraste mais acentuado não noto grande diferença..!!??
    E nesta foto o “fantasminha” da cruz azul que anda no meio da foto poderá ser de eu me ter esquecido de tirar o filtro da lente ????

dsc0514i.jpg
    By silvaripado at 2011-07-10

Venham lá dicas sobre estes 2 assuntos.
    Obrigado e Nice shots .

Spo_oky
    Participante

Boa pergunta, na realidade os filtros UV / Skylight podem criar esses efeitos pois pode criar reflexo entre a lente e o filtro.
    Por vezes até pode ser engraçado aproveitares esses reflexos tipo em fotografias de paisagens com água, pois fiz esse teste uma vez num rio, até meti de propósito dois filtros UV na máquina para produzir mais. Ok, isto pode ser um problema, é facto. :S
    Outro dos problemas é tirar um a dois pontos de luz e o que pode ser mais grave é a fraca qualidade dos filtros que “estragam” um pouco a qualidade da fotografia… :(

Enfim, usei filtros UV para proteger as minhas lentes durante muito tempo, mas acabei por os por de lado. Aconselho quando vão para lugares onde sabem que podem estragar as lentes, como uma ida à praia por causa da areia, água, etc… mas não para quando querem toda a qualidade da lente… ;)

Boas fotos…

Anónimo
    Inactivo

olhem, comprei… coloquei… já nem sei dele deve tar posto numa lente qualquer aqui pra casa… só mesmo para proteger a lente… normalmente ponho-a quando tenho mais alguem a mexer na máquina…

A visualizar 3 artigos - de 1 a 3 (de um total de 3)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.