Focus stacking – Fotografia de macro
|Para os amantes da fotografia macro que passam o tempo a pensar como é que conseguem fotografar objectos com um campo de profundidade tão grande aqui vai uma explicação. Uma dessas técnicas chama-se focus stacking, não sei se existe alguma tradução deste termo para Português.
Já por certo repararam que em algumas macros mesmo usando aberturas bem pequenas ou seja f maiores, mesmo assim muitas das vezes não conseguimos captar o objecto todo com a nitidez desejada. Isto era um mistério também para mim… Onde iriam arranjar essas “lentes” ou máquinas fotográfica que faziam isso?!??!…
Afinal não é nada mais do que mais uma técnica que se aperfeiçoou com a entrada da fotografia digital.
Atenção que esta técnica funciona bem com objectos parados, com objectos em movimento é muito difícil para não dizer impossível….
Notamos mais o problema de conseguir focar o objecto quanto mais aproximada seja a fotografia do objecto, tal como nas micros. Podem reparar nas fotos de micros aqui no site.
Então como posso focar todo o objecto?
Bem, vou vos mostrar o que é necessário fazer. O objectivo é tirarmos várias fotografias e cada uma com a continuação do foco da fotografia anterior, atenção que convém que todas essas fotografias sejam tiradas do mesmo ponto. Arranjei um modelo fora do comum, espero que não se assustem… Atenção à sociedade protectora dos animais, o mosquito já estava morto antes que o utilizar como modelo…
Ok, então o conjunto de fotografias ficou algo como isto….
Como podem ver o foco de cada fotografia é diferente veio desde a parte mais aproximada da lente até ao papel….
Para termos controlo sobre o foco é melhor usarmos foco manual, assim em cada fotografia metemos o foco um pouco mais à frente… Para tirar todas as fotografias do mesmo local, é melhor arranjarem um ponto fixo… No meu caso foi um tripé.
Neste caso estou a fotografar um objecto com mais ou menos 2mm, então necessitei mesmo do tripé… Qualquer movimento mínimo é o suficiente para tirar o foco do ponto que quero ou mesmo estragar a fotografia por causa de tremer a máquina fotográfica.
Agora necessito de um software que esteja preparado para fazer a “colagem” de fotos, este tipo de software necessita de analisar o foco de cada fotografia e fazer uma “colagem” de todas …
O software que usei foi o CombineZM, foi o primeiro grátis que me apareceu nas pesquisas de software grátis para focus stacking.
Ainda não tive tempo para analisar mais software pois de certeza deve haver programas bem melhores para este tipo de efeito. A única coisa que posso confirmar é que não é um programa fácil de aprender e é muito confuso. Vou apresentar mais programas e como funcionam em próximas mensagens.
De qualquer das maneiras aqui vai o resultado final.
Podem reparar que já o mosquito está praticamente todo focado.
Assim ficam a saber como é que é feito este tipo de macro / micro fotografia, cujo nome é mesmo focus stacking.
Até já,
e boas fotos…
Ola, faço parte da Sony no Reino Unido e queria convidá-lo para um estágio de 3 dias. Contacte-me pelo e-mail para falarmos melhor sobre isso.
Cumprimentos,
Pedro Pereira
spooky, és ninja! eu pra já não posso brincar às micros, não tenho lente para isso…
Também não tenho… é mesmo daquelas de faça você mesmo. 😉
Estas fotografias foram tiradas com 2 lentes manuais juntas… A minha Carl Zeiss de 133mm com a Takumar de 50mm invertida… Como estas lentes têm uma qualidade muito boa o resultado até fica muito fixe…. Nem vos ou mostrar o estúdio que montei para tirar estas fotografias se não pensam mesmo que sou doido… 😀 Desde capas de DVD a fazerem reflexo para a luz… entre outras coisas… 😀 😀
Boas fotos…
Interessante de facto, mas ainda não tenho também lentes para fazer esse tipo de fotos 😥
Boa partilha 🙂
por acaso já tinha ouvido falar dessa tecnica e disseram que com o photoshop tbm da para fazer, mas é muito elucidativo, não sou muito de macros porque tbm não tenho lente para tal 🙂 mas ta muito fixe o artigo
Boa noite a todos.
Meu nome é kilson,estava vendo o site e gostei pela seriedade no qual é discutida os assuntos,,eu queria deixar alguma coisa que ja venho usando e que esta dando certo,,macro no autofoco,,dificil mais não impossivel,,testei e testo varias configurações principalmente “F” E “ISO”,,quando uso um ISO alto “800” tenho que usar um F/25,,fica legal,,so tomando cuidado que o EV tem que ser “0”,se quiser baixar o ISO em relaçõa ao F é apenas uma regra de tres,,tendo como base o 800×25,,NÃO TESTEI COM LENTE INVERTIDA,,uso uma D90 /105mm VR/AF /flash/tubo extensor/iluminador,,,,,
Erro grave deste autor quando diz que “usando aberturas bem pequenas ou seja f menores”.
Em qualquer curso de fotografia ensinam que “(quanto menor o número f, maior será a abertura do diafragma, possibilitando maior incidência de luz, e vice-versa)”.
Até porque é exactamente uma abertura maior (f/menos) que permite desfocar o que está por detrás do objecto que se pretende focado, permitindo a este uma maior visibilidade; ou antes, que a vista do observador não se perca no desfocado e se prenda no assunto principal. Pode aprender aqui; https://*****
Peço desculpa foi um falha grave da minha parte e já está corrigido, também podes ver aqui na parte de abertura em aprender fotografia.
Apesar deste erro é por causa de criticas destas que abri este site, aqui tentamos ajudar todos sem usar criticas mais fortes, deixamos isso para os profissionais, nós amadores ajudamos e chamamos à atenção como colegas.
Agradeço todos os reparos pois sou humano.
Obrigado e boas fotos…..
gostei da dica, só não tenho ainda, objetiva com essa capacidade, mas gostei
Boa Noite, Olha eu faço esse técnica de Focus Stacking, no Photoshop cs 5, e quanto à lente macro, eu mesmo fiz um tubo de extenção usando partes de uma camera quebrada e de uma lente velha, mais um tubo de ferro que peguei num ferro velho, ficou show de bola
Está mesmo diferente… O céu parece irreal…
Bem aproveitado o contraluz…
Boas fotos…