Fotografia – Efeito de Movimento 2
|Outro tipo de efeito de movimento???… Sim este é mesmo outro tipo de efeito, ou melhor é precisamente o contrário do efeito que vos falei numa mensagem anterior.
Neste efeito o objectivo é o mesmo, demonstrar movimento ao objecto, mas de uma forma diferente.
É mais simples de ser executado mas tem um “problema”, o “objecto” não fica tão nítido, antes pelo contrário.
No efeito de movimento anterior o objecto ficava nítido e todo o fundo ficava desfocado e em em “riscos”, neste efeito que vos vou mostrar é precisamente o contrário, o fundo fica nítido e o objecto fica em “riscos” como se estivesse a andar.
Como podem ver nesta fotografia, tudo o que está em volta do objecto está perfeito, e o objecto está como se estivesse em movimento como que em “riscos”.
Como se consegue criar este efeito??…
É bastante simples, este efeito depende da velocidade do objecto e do tempo de exposição que damos à fotografia….
Mesmo assim, por vezes são necessários alguns requisitos:
Quantos de nós não tentámos tirar fotografias a pessoas a correr ou “objectos” em movimento e esses objecto ficaram assim com nesta fotografia???…. Isso quer dizer que o tempo de exposição foi excessivo para a fotografia que tirámos… Por sua vez se estivermos num sitio onde existe muita luz, é muito difícil conseguirmos exposições muito elevadas.
Ora como o objectivo é termos um tempo de exposição elevado, pode levar a outro problema, a máquina fotográfica não se pode mover enquanto estiver a tirar a fotografia, se não, toda a fotografia vai ficar “movida”. Devemos usar um ponto de apoio, ou um tripé, ou algo onde a máquina possa tirar uma fotografia sem se mexer, como por exemplo em cima de uma mesa, de um muro, ou algo assim.
E sim. É só mesmo isso:
- Algo que ajude a máquina fotográfica a ficar estática.
- Tempo de exposição um pouco a cima do normal (dependendo da velocidade do objecto e do tempo de exposição que conseguimos… Sim se querem tirar um fotografia com este efeito a um caracol, vão ser necessários muitos segundos, senão minutos de exposição!!! )
- E é claro, um objecto em movimento.
A fotografia que vos mostrei foi tirada com:
- ISO 100 (convém usar a ISO mais baixa que possível para poder ter o máximo de exposição).
- f29 (Como foi uma fotografia em pleno dia tive que aumentar a abertura para o máximo que consegui, podendo assim usar uma maior exposição)
- 1/15s (Para a velocidade de um comboio, um comboio rápido a uma velocidade razoável, este tempo de exposição fez este efeito, se o tempo de exposição fosse maior, o efeito de “arrasto” seria substancialmente maior. Tal como falei em fixar a máquina, neste caso tinha os cotovelos muito bem apoiados no beiral da ponte o que dava estabilidade à máquina fotográfica)
Até já….
E boas fotos….
Gostei muito dos textos “Aprender fotografia”. Eles estão escritos de uma forma inteligente e facil de aprender.
Parabéns e continue escrevendo textos para os leigos, como eu, continuar aprendendo a fotografar.
Um abraço
João Batista
Parabens pelo site, está mesmo muito explicito e de uma forma facil para a prendizagem…
A foto é a Estação da AZAmbuja???
Abraço
Boas…
Sim, a estação que está ao fundo da foto é de Azambuja.
Foi tirada da ponte que passa por cima da linha de comboio.
Spo_oky
boa tarde
sou “nova” por aqui!! adoro fotografia e esse site está muito fixe mesmo.
Sou uma apaixonada por fotografias!
Continue a escrever da maneira que escreve(simples) para eu aprender a fotografar 🙂
Tenho uma maquina Nikon d3000 (presente de natal) e gostava de saber mais até porque acho q não aproveito bem a maquina q tenho e aqui tenho aprendido MUITO
OBRIGADO
Boa noite,
Antes de mais, os meus agradecimentos pela paciência que tem em colocar aqui disponível esses conselhos muito úteis para quem está a começar a tomar gosto pelo mundo da fotografia.
Queria perguntar-lhe se com a minha Canon Powershot SX10IS consigo esse efeito de movimento? É que, segundo a máquina, só consigo uma abertura mínima de f2.8 e máxima de f8 (nunca nos 20 e tais como de costume) e um tempo de exposição máx de 15″ e mín de 1/2000.
Desde já o meu obrigado.
antes de mais obrigado.
O segredo está no tempo de exposição. No caso deste comboio estava a uma velocidade elevada e eu estava relativamente perto.
Usei uma abertura de f29 para compensar o tempo de exposição que estava a usar, neste caso se usasse um tempo de exposição de 1/50 já tinha algum efeito, mas quanto mais tempo de exposição maior é o efeito.
Para tentares, escolhe um tempo de exposição entre 1/30s e 1s, agora a abertura tem que compensar o tempo de exposição que escolheste para que a imagem fique perfeita. Depois tens que ter a máquina bem fixa e dispara sobre o objecto que está em movimento com a máquina fixa…. vais ver que produz este efeito…
Este efeito é difícil em sítios de muita luz pois para termos um tempo de exposição grande o f da abertura tem que ser elevado para compensar…. Podemos usar filtros para cortar a luz, ou até uns óculos de sol para escurecer a imagem… 😉
Boas fotos…
Já consegui!
Muito obrigado pela ajuda 🙂
Bom dia
Quero agradecer a partilha de conhecimento, sem querer, encontrei o seu saite, é simplesmente fantástico
Obrigado por partilhar o conhecimento
Olá sou estudante de fotografia, mas só que faltei às aulas de arrastos Como tenho essa tarefa para fazer eu estou pesquisando e gostei muito. Obrigada
Olá gostei muito das dicas de foto.