Fotografia – Fotografar pôr do sol
|A fotografia do pôr do sol ou nascer do sol não tem muita ciência, mas existem alguns truques que ajudam a melhorar a fotografia.
Quantas vezes estamos a ver um por do sol com cores marcantes e quando tiramos a fotografia não parece a mesma coisa…
O que acontece muitas vezes é o facto de haver um ponto com grande intensidade de luz que “engana” a máquina fotográfica e ficamos assim com o por do sol um pouco diferente do que estávamos à espera.
Atenção – Não devem expor o sol durante muito tempo ao sensor da máquina fotográfica, pode estragar o sensor. Também não devem tirar fotografias diretamente ao sol, isto quer dizer apontando o sol diretamente para o centro da fotografia, pode também estragar o sensor.
Alguns conselhos simples, usem se possível um abertura com um f grande mas não passem acima do f22 pois pode causar alguns efeitos indesejados. Isto para terem um maior campo de foco.
Usem a iso mais baixa que possível para terem mais qualidade na fotografia.
E é só isso…?
Uma das coisas que dão mesmo ênfase em fotografias ao sol é mesmo o facto de haverem nuvens… Na minha opinião fazem mesmo a diferença. Também existem os casos em que não existem nuvens mas o sol nos seus últimos raios forma cores fora do normal que também fica uma fotografia bonita devido às cores. Mas em dias normais sem nuvens fica quase uma fotografia de uma bola do sol, muito azul do céu e horizonte. As nuvens tornam as imagens únicas e muitas das vezes a fotografia fica melhor devido à sua forma, às cores que podem produzir e por vezes aos “buracos” que criam ao sol podem provocar “raios” de luz muito engraçados.
Vamos ver algumas fotografias ao por do sol e analisar o que foi feito e o que se podia melhorar. Isto sem ajuda de software, é claro…
Tal como tinha dito a máquina pode ser “enganada”, isto porque a máquina fotográfica vê a imagem como um todo e por vezes o que nos interessa é a parte do sol e junto a ele. um dos problemas que pode provocar é o facto de as cores não ficarem aproximadas do que realmente estamos a ver. Isto pode ser devido ao balanço de brancos que não é o correto para este tipo de fotografia, tal como disse a máquina fotográfica está a analisar a imagem completa e não somente a parte da imagem que queremos. Para quem tem na máquina fotográfica a opção de balanço de brancos para Pôr do sol, USE…. pois faz bastante diferença… Podemos ver no seguinte exemplo…
A fotografia da esquerda foi tirada com balanço de brancos automático a da direita com balanço de brancos para pôr do sol.
Se não tiverem a opção de balanço de brancos para pôr do sol podem alterar a área de analise da máquina fotográfica, isto quase todas as máquinas têm, assim diminuímos a área de analise e esperamos que desta vez a fotografia fique melhor. Pode ler um pouco em Fotografia – Medição de luz automática
Outro pequeno truque que podem usar é escurecer um pouco a imagem, isto pode ser feito através das opções de alteração de exposição ou alterando a abertura usando um f maior ou alterando o tempo de exposição usando um tempo de exposição mais baixo. Vão reparar que aparecem mais tonalidades e que a fotografia tem mais ênfase.
A fotografia da esquerda foi tirada normalmente a da direita escureci usando o ajuste de exposição. O problema por vezes é que outros objetos que queríamos na fotografia ficam bastante escuros, neste caso não me interessava a as rochas do lado direito por isso podiam ficar escuras.
Podemos usar a técnica de “obrigarmos” a máquina fotográfica a analisar outra área perto do sol e usar esses dados para tirar a fotografia. Podem rever esta técnica em Fotografia – Bloqueio de exposição.
Outros conselhos….
Mas quem disse que as fotografias do pôr do sol têm que ter o sol?
Também podemos fotografar o ambiente que vos rodeia, pois por vezes até é mais engraçado. Os objetos ficam com um tom amarelado e alguns reflexos ficam mesmo bem.
Revejam a mensagem do Fotografia – Enquadramento Fotográfico – Paisagem para mais algumas dicas tal como não por o horizonte a meio da fotografia…
Agora que já têm mais umas dicas vamos lá ver se temos mais fotografias na parte dos TPC – Pôr do sol
Até já,
Boas fotos.
imagens interessantes… 🙂
O balanço de brancos para o por-do-sol dá realmente jeito nessas ocasiões mas muita gente não pensa nisso 😛
Olá, gostei muito do seu Blog, pois tb tenho uma Canon Eos 1100D e não sei utiliza-la muito bem ainda, estou aprendendo… que bom que existe pessoas como vc para nos ajudar… obrigada!
Muito bom!!!
Gostei das explicações, parabéns! 🙂
Soraya
Esta fotografia ficou muito engraçada.
A macro ficou muito boa, e a flor como pano de fundo ajudou bastante…
Boa foto…